Registro de Percurso

Primeiro encontro:
Introdução de conteúdo. Apresentação do projeto e dos procedimentos.

Apreciação da obra “Igreja na Conceição”. OST 50x70 (Registro fotográfico e escrito)

Segundo encontro:
Excursão à feira livre - fotografia e interação 

Terceiro encontro:
Apreciação das fotos. Transferência do cartão para o computador e roda de conversa sobre os achados de cada um. Inicio do processo de recriação Sobre as escolhas de cada aluno:


  1. A escolha de Luis recaiu sobre a sua experiência em ir à feira, escolheu a si mesmo, apenas apontando a pose de felicidade que sentiu ao participar da atividade. Durante o passeio, experimentou vários chapéus, demorou-se mais nas barracas de acessórios, então, fez um auto-retrato de chapéu na feira.
  2. Gil apontou a foto da mulher vendendo; geralmente, ele não fala muito, apenas sorriu, então, gostou da foto e a recriou, com o auxílio da professora, como todos.
  3. Tom ficou encantado ao saber que o rapaz que vende as peneiras e aiósde palha foi aluno da APAE. Lembrei-me que, na entrevista, ele foi um dos únicos que falou sobre trabalho como desejo para a vida. Acredito que ver um ex-aluno da APAE desenvolvendo uma atividade remunerada mereceu seu aplauso e homenagem através da recriação de sua foto.
  4. Jana tem vocabulário escasso, repete uma palavra ou outra sempre que ouve a palavra, adora cores. Acredito que as cores das bolsas ou mesmo por ser um acessório feminino do qual ela faz muito uso, lhe chamou a atenção. Ela apontou e falou “Bolsa”. A escolha foi feita e amparada pela professora.
  5. Branca justificou a escolha pela presença da coordenadora na escola na foto a quem ela chama de diretora. Quero a foto que tem minha diretora que amo! Na recriação da aluna aparecem os colegas, a diretora não aparece.
  6. Na hora de escolher o que revelar, Lula voltou a apontar o braço da Cabocla das Frutas que estava exposto na sala, apontou em seguida o braço da colega na barraca das ervas e mostrou à professora o que seria a inspiração para a obra que produziria.
  7. Flor em sua timidez resolveu se inspirar na colega Rosa, de quem sempre demonstrou a admiração pela desenvoltura, sempre falante, sempre vaidosa e com respostas para tudo. Percebi nos encontros a forma como ela olhava para a colega sempre concordando com o olhar e sorrindo das aventuras narradas experiências vividas. 
  8. Rosa, tal como Luis, resolveu fazer um autorretrato, também ficou encantada com as barracas de acessórios e desde que se viu na foto impressa não teve dúvidas, escolheu a si mesma no passeio que realizou e que tanto pode falar com as pessoas. “Fiquei bonita!”


Quarto encontro:
Recriação de obras 

Quinto encontro:
Exposição das obras recriadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário